Educação Ambiental :
Aprenda!
Aprenda!
O homem sempre se preocupou com a educação, mas uma educação totalmente antropocêntrica, de como se comportar em uma relação Sociedade-Sociedade; como agir, falar, portar a mesa... Apesar de mais educado que seja esse homem, ele torna-se “descortês” em relação à natureza. O homem “descortês” pensa que quanto mais rico for à biodiversidade da natureza, mais rico ele irá ficar. Dessa forma, ele derruba,aprisiona, explora e destrói. E nos consumimos tudo que ele produz, sem julgá-lo como culpado.
Temos que mudar a relação de educação Sociedade-Sociedade, a relação correta é:
Sociedade-Natureza-Sociedade. Ou seja, precisamos nos educar ambientalmente, e isso não é uma escolha, é uma obrigação, já que a educação ambiental se tornou lei em 27 de abril de 1999(A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental). As leis são criadas para tornar concretos os costumes e regras morais comum à determinada época. Como a natureza já demonstra os sinais de superexploração, a lei veio como forma comum da sociedade a respeito da necessidade dessa época, a preservação do meio ambiente.
A Educação Ambiental tenta conscientizar o homem de que ele faz parte do meio ambiente assim como uma árvore faz, mas a diferença é que o homem não possui a “consciência das árvores”, que não invadem o espaço do homem, derrubando suas casas para tomarem o seu lugar, fazendo isso de formar descontrolada e constante, sem se preocupar com as conseqüências. Essa diferença entre o homem e uma árvore, fez nascer à educação ambiental, pois muitos de nós não sabemos se portar diante da natureza.
Esse tipo de educação determina que o homem deva respeitar o seu espaço biofísico, aproveitando os recursos naturais de forma sustentável e consciente. Adequar-se a realidade da natureza atual desenvolvendo habilidades e criando conceitos de preservação, recuperação das áreas críticas do meio e respeito à natureza. E isso deve ser divulgado, ensinado nas escolas e instituições.
Muitos educadores já foram mortos por aquele homem “descortês”, educadores que apesar de não serem reconhecidos como professores de educação ambiental, agiam da forma corajosa contra aqueles homens. Chico Mendes era um desses professores de educação ambiental, ele lutava contra a derrubada das florestas, em protestos pacíficos, ele e seus alunos educados, protegiam as árvores com os seus próprios corpos. Dorothy Stang,era outra educadora ambiental, essa missionária lutava na Amazônia contra o desmatamento, com projetos de reflorestamento em áreas degradadas junto aos seus alunos educados, os trabalhadores rurais, próximos à rodovia transamazônica. Infelizmente, sem o amparo correto de qualquer forma de lei, foram mortos pelos homens “descorteses”, mal educados que usavam, de forma descontrolada, os recursos ambientais e não aceitavam de forma alguma qualquer tipo de educação. Mas esses homens não podem matar a luta desses professores e nem a geração de alunos criados por eles, que conscientes, lutam em favor do meio ambiente e de sua sustentabilidade.
O aquecimento global foi umas das conseqüências mais graves que alertou a sociedade da necessidade de uma maior preservação do meio ambiente, pois esse aquecimento afetou diversas regiões da terra e colocou em interrogação o culpado disso: Nós. Dessa maneira tentamos nos educar, ainda de forma lenta, mas sabemos que o impulso já foi dado (a criação da educação ambiental) e o impulso,como todo físico sabe,pode ser o inicio de um movimento constante.
O layout está ótimo *-*
ResponderExcluirAchei lindo.
Quanto ao ]texto, dispensa comentários.
Estou seguindo, caso puder retribuir...
http://allclassics.blogspot.com/
Idem a colega aí de cima http://sanitariaeambiental.blogspot.com/
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