domingo, 27 de março de 2011

A problemática do lixo.

   A poluição visual, como propagandas em outdoor, acarretam na poluição mental (consumismo) que , conseqüentemente ,acarreta na compra do produto, que depois de usado se tornará lixo: Poluição Formal.
   A poluição formal é a poluição de fato, é aquilo que jogamos fora, o produto usado, que pode ser reciclável ou não. Mas as pessoas se perguntam:
   Com viver sem consumir?
   E sem produzir?
   Retrocesso?
   Abdicação?
   Depressão?
   Esse é o pensamento da maioria das pessoas que me cercam!
   Infelizmente o ser humano é movido por ordens, leis que controlem o seu grande potencial de desordem, pois a maior parte dessa espécie tende a desordem. Guarde isto.
   Com o sistema que está sendo usado atualmente, com tudo se tornando tão barato e tecnológico, e ao mesmo tempo tão descartável, a exploração dos recursos naturais aumenta cada vez mais, mas muitos acreditam que a terra poderá se recuperar. Claro que a terra pode se recuperar, não seremos nós que acabaremos com o planeta, ele tem um sistema incrível, com grande capacidade de se renovar, o problema é sabermos se nós conseguiremos nos adaptar a essas mudanças.
   Por isso a grande preocupação em relação à poluição do planeta. O lixo é comparável a um vírus ou até mesmo a um câncer, é algo que começa aos poucos, atingindo algumas áreas, se não for cuidado a tempo, ele se espalha e polui várias regiões importantes da terra, modificando essas áreas, como lagos e rios, que podem até mesmo se tornarem irrecuperáveis, sendo considerados mortos, pela incapacidade de oferecerem condições para qualquer forma de vida. O lixo já contaminou várias regiões do planeta, como o rio Tiête, em São Paulo, ele é considerado quase impossível de recuperar, mas sabemos que várias pessoas que sofrem de câncer, ficam quase para morrer, quase, pois conseguem se recuperar e sobreviver.
   Como já foi dito, o ser humano depende das leis para não tender a desordem, pois bem, deveria haver leis que controlasse a desordem atual, limitando o consumo, a venda descontrolada de carros, a produção crescente de lixo, tanto individual, como o produzido por indústrias e outros bens de produção, que as empresas sejam responsáveis pela reciclagem de seus produtos e outras várias leis. Essas leis favoreceriam o meio ambiente e, consequentemente, nós.
   A problemática do lixo é ocasionada por nós, e precisamos mudar isso. Mesmo aquelas leis não existindo, tentemos obedecê-las, pois as melhores leis são as impostas pela a consciência e para a sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário