quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma verdade inconveniente



                                      
                                                                                                                                      Igo Silva


    Uma verdade inconveniente é um documentário que trata das mudanças climáticas. Al Gore que concorreu a presidência dos Estados Unidos em 2000, é o coadjuvante do documentário, que prepara palestras para mostrar em cidades norte americanas e outras partes do mundo, à problemática do ator principal: o aquecimento global.
    Al Gore é contrário à política do seu país (EUA), ”Ou seja, temos tudo para mudar esse problema, menos o desejo político, mas sabemos que o desejo político é um recurso renovável.” Ele aborda o tema do aquecimento global mostrando as conseqüências desse aquecimento em diversas regiões do planeta, como o derretimento das geleiras na Groenlândia, Peru, Argentina e nos Pólos. Mostra através de estudos científicos que as mudanças climáticas causaram mais tempestades em países como o Japão e até mesmo no Brasil, furacões em maiores proporções nos EUA, ondas de calor intensas na Europa que mataram cerca de mais de cinqüenta e seis pessoas. A seca que afeta os rios de grande importância para a população africana acabando com setores pesqueiros e forçando a migração da população local.
    Em seu documentário, Al Gore conta parte de sua vida, o que de fato contribuiu em sua luta pelo meio ambiente: sua iniciação na política, a morte, por uso de cigarro, de sua irmã, a derrota na disputa pela presidência dos Estados Unidos, a dúvida das pessoas em relação a seu trabalho, mas o que o fez de fato procurar agir de forma mais intensa a favor do planeta e na mudança das atuais políticas econômicas, foi o acidente que ocorreu com o seu filho, que o fez pensar que da mesma forma que ele pode perder um filho, nós podemos perder a natureza da terra, e que isso talvez se torne algo irreparável, irreversível.
   Al Gore utiliza dados de pesquisas feitas de vários séculos passados até os dias atuais, mostrando através de slides que o aquecimento atual esta desordenada e que nunca houve um aumento tão intenso da temperatura dos oceanos. O aumento da temperatura dos oceanos causa a intensidade de tufões, a velocidade do derretimento das geleiras, com o conseqüente aumento do nível dos oceanos e causando o alagamento de diversas cidades e países, como, por exemplo, Manhattam, em Nova Iorque, e a Holanda. Isso causaria a migração de mais de duzentas mil pessoas para outras regiões do planeta. Outro problema que é mostrado é a possível mudança nos curso dos ventos do planeta, isso mudaria totalmente o clima de todas as regiões da terra. Ele utiliza de frases que em palavras são a demonstração do que passamos agora e do que devemos fazer: ”A era da protelação das meias-medidas, das ações em curto prazo, dos adiantamentos, está terminando.”, Sr. Winston Chuchill. “... de que o que nos cria problema não é o que não sabemos, mas o que temos certeza que não pode ser”.
    Bom, Al Gore não é aquele ambientalista que culpa somente os governos atuais ,ele mostra que nós também somos responsáveis por esse problema,pois nós poluímos,consumimos,derrubamos as árvores, tudo para manter o sistema atual de economia, seguimos esse sistema sem se preocupar com as conseqüências momentâneas, deixando tudo para as gerações futuras, pois ficamos no problema e só saímos dele se alguém nos guiarmos, nos tirarmos dele, como o exemplo usado do sapo em uma panela de água fervente. No final de seu documentário, ele nos dá uma lista de ações que podemos tomar para ajudarmos a diminuir o aquecimento global: usar aparelhos elétricos mais eficientes e com outro tipo de energia mais eficiente; obter carros com o controle de quilometragem mais alta; utilizar outras formas de transporte menos poluentes; utilizar de tecnologia renovável e aumentar a captura, principalmente pelas indústrias, do carbono.
   Dessa forma, Al Gore tenta mostrar em seu documentário, utilizando de provas científicas, de vídeos e fotos que comprovem o problema real, que o aquecimento global não está ocorrendo de forma natural, como dizem os céticos a esse problema, céticos esses que tentam mascarar o aquecimento com dados técnicos inventados e alterando pesquisas de cientistas, como é mostrado no documentário, o governo norte americano frauda as pesquisas, para encobrir o problema.
   Se você assiste esse documentário apenas como fonte de informação, você continua contribuindo para o aquecimento global, você continua perdendo o seu filho aos poucos. Então escolha uma das opções que Al Gore dispõe no final do documentário e pratique, pratique todas se possível, pois todos nós dependemos do planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário